O conhecimento é uma construção coletiva da humanidade. Cada ser humano é uma antena, e o conhecimento só se faz quando assimilado por cada um. Mas como obra coletiva, ele paira no ar, nos livros, nas conversas, agora também na internet, nas salas de aula e até em festas. Sim, nas festas populares. É o que defendeu nosso grande Mestre, Carlos Lessa. Certa vez, Lessa falou aos seus alunos que gostaria de ser reconhecido como “um Brasileiro”. Mas não podemos deixar de tratá-lo também como um Mestre.
Lessa foi um maratonista do conhecimento. Se esta corrida de longa distância surgiu com uma mensagem levada de Maratona a Atenas, podemos dizer que Lessa foi um ultra maratonista, pois percorreu de corpo e alma, e com ideias e conhecimento, todos os cantos deste país continental. Ele era apaixonado pelo Brasil.
Nesta ultra maratona, Lessa foi deixando várias tochas acesas, que foram passadas para as mãos de estudantes, artistas, cientistas e gestores públicos. São milhares de tochas que se mantém acesas pelo país a partir do conhecimento que ele e outros grandes mestres nos legaram, como o oxigênio que sustenta o fogo. Lessa nos ensinou também que não só o conhecimento de cátedra vale, mas o conhecimento do povo, o conhecimento que emerge de eventos coletivos, da cultura, da antropofagia e da organização festiva, fatores distintivos do povo brasileiro, segundo ele.
O imaginário e conhecimento de potencial do Paraíso Brasil é uma dessas ideias que Lessa ajudou a colocar no ar. Das milhares de tochas conduzidas por ele, esta nos foi entregue para levarmos adiante. A passagem deste grande Mestre para um lugar mais elevado, que aconteceu hoje, é um momento de pesar, mas também um momento de celebrar sua vida e seu legado, e de lutar por ele. Manteremos esta tocha acesa, como homenagem e como missão.
Transformaremos o oxigênio do conhecimento em fogo. Essa luz iluminará nossos passos, e usaremos a energia gerada para buscar transformar o Brasil na direção de seu potencial. Afinal, nosso Mestre não era só um homem de ideias, era um homem de ação. Lessa mostrou o potencial deste país, e trabalhou com afinco para nos aproximarmos dele.
PS: O leitor é convidado a deixar seu nome e instituição nos comentários para depois publicarmos como assinaturas na homenagem.
Thiago Varanda Barbosa, Economista pela UFRJ
Felipe Varanda, jornalista e fotógrafo pela UFRJ
Como ele gostaria de ser lembrado: Mestre Brasileiro que Deus o receba em um bom lugar.
Thiago Mitidieri, economista do BNDES.
Márcio Gimene, Economista pela UFRJ
André Paz, Economista pela UFRJ
Luis Eduardo Nascimento, economista pela UFRJ
Leonardo Pamplona, Economista pela UFRJ
Bruno Negreiros Conceição, economista pela UFRJ
Matheus Varanda, economista pela UFRJ
Bianca B Martins – Direito / UFRJ
Luís Felipe Giesteira, Economista UFRGS/Unicamp/Ipea
Mayra Juruá, economista pela UFRJ
Deixou sua chama em cada economista da UFRJ.
Fará falta!
Mestre importante na formação dos economistas brasileiros! Fará falta!
Frederico Barbosa Martins – Arquiteto e Urbanista – FAU UFRJ
Ricardo Piedras, economista pela UFRJ
Fausto Oliveira, jornalista industrial e editor da Revolução Industrial Brasileira.
Um brasileiro que sonhou e lutou por um Brasil desenvolvido e soberano. A melhor forma de honrar sua memória é estar à altura de sua luta
Pelo texto vê-se que a trajetória do Prof.Lessa confunde-se com a história do Brasil pois tinha sempre os braços abertos para o social,
para a cultura e para a alegria de ser !!!!
Gustavo Antônio Galvão dos Santos, doutor em economia
Tive a honra e o previlégio de estudar sob a orientação do Professor enquanto Reitor da Universidade. Nos deu aula em sala de aula, no jardim e até mesmo em sua casa em uma das situações em que a UFRJ esteve fechada.
Joana Paixão, estudante de economia- IBMEC -Rio
Gustavo Souto de Noronha, economista formado por Carlos Lessa na UFRJ
Economista pela UFRJ
Loryne Viana de Oliveira, doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp.
Urge que em nosso Brasil surjam mais homens públicos como o professor Lessa!
Gilberto Bercovici, Professor Titular de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Luiz Roque Miranda Cardia, advogado, mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, e editor do Portal Disparada.
Beatriz Momente Miquelin, mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e editora do Portal Disparada.
Professora de Geografia aposentada
Coordenador da Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI), onde o Mestre ministrou seu último curso na UFRJ.
Lessa, foi indiscutivelmente, um cientista social de muito valor. Sempre comprometido com o projeto de levar o Brasil a ser uma grande nação na perspectiva de melhorar as condições de vida de seu povo, especialmente dos mais pobres.
Como economista, destacou-se na condição de professor e de atuação permanente na proposição de políticas para realizar o projeto maior com que sempre esteve envolvido. Deixou uma marca indelével no pensamento econômico, através de seus escritos e formou centenas de brasileiros e estrangeiros na doutrina desenvolvimentista. Foi um grande divulgador do pensamento da Cepal-ONU sobre o desenvolvimento da America Latina
sou uma curiosa pelo ser humano!
especialmente pelos generosos, bem humorados e que deixam rastros de ensinamentos.
Lessa foi um desses exemplos preciosos.
que sua tocha reverbere infinito!