10 anos após o início da viciosa guerra por procuração, as perspectivas são extremamente deprimentes.
Damasco mantém suas áreas de influência, é claro, na “Síria que funciona”. Mas o mesmo acontece com o Irã e a Turquia, assim como a Rússia no Mediterrâneo Oriental.
E então existem as terras de ninguém – na verdade, mais da metade do território, no centro, sul, leste e sudeste, que são escassamente povoadas por NOMADS.
Os americanos NÃO têm intenção de abandonar suas bases. Eles os estão fortalecendo, eles continuam roubando petróleo e terão que ser expulsos – e isso vai levar tempo.
Quando voltei para casa em Paris na era pré-Covid, cultivei uma fonte inestimável de Gaziantep – que me atualizou sobre tudo o que cruzou a fronteira, incluindo aspirantes a jihadistas europeus.
A Síria é um vórtice de líderes religiosos, sombrios “homens de negócios”, senhores da guerra, todos os tipos de contrabandistas, gananciosos oficiais do Ba’ath, agentes do PKK, tipos de inteligência, um carrossel letal. Nenhum governo central em Damasco é capaz de exercer adequadamente o poder sobre toda essa bagunça.
A Turquia também NUNCA irá embora. Ancara – e seus proxies – dominam muitos distritos no norte e no noroeste, por meio dos governadores turcos: o governador de Gaziantep para a principal área estratégica ao norte de Aleppo; o governador de Hayat por Idlib – o “caldeirão” que a SAA terá de destruir, mais cedo ou mais tarde; o governador de Urfa para a área ao norte de Raqqa.
Damasco está fora de cogitação em todas essas áreas – e continuará a estar. Não é de se admirar que as perspectivas de uma Síria unificada sejam realmente sombrias.
******
O que é preciso para alguém com meio cérebro entender a TOXICIDADE irredimível do Estupidistão?
O NYT tem uma história dizendo que a China está LUCRANDO com a necessidade de vacinas do Brasil.
E a demonização do Sputnik V CONTINUA com a “administração” do Crash Test Dummy.
O Sul Global está mais do que ciente da guerra imperial de espectro total contra a Rússia-China.