De uma das minhas principais fontes de inteligência no eixo Beltway-Nova York.
Incrível: eles já leram minha última coluna sobre o Irã, que saiu no Asia Times há pouco tempo:
“O antigo chefe com histórico de OSS disse que os iranianos eram muito mais capazes do que qualquer país árabe, e um povo muito inteligente. Quando eles perderam o Xá, foi um desastre da CIA como o Irã, não Israel. Era a âncora da política dos EUA no Oriente Médio. Ele queria o Irã de volta como aliado mais do que qualquer outra coisa.
Esses novos mísseis provam isso. ”
******
Oh sim, esta é uma coluna de mísseis. Com uma bomba embutida.
Já causando impacto em Washington – muita gente leu de manhã nos Estados Unidos.
Infelizmente, por trás do acesso pago – você pode ler por um dólar, comprar uma assinatura ou esperar que o texto completo apareça em outro lugar – como acontecerá.
Eu amo o som do jogo de sombras pela manhã.
******
AGAMBEN ON O NOVO TOTALITARIANISMO
“A partir de muitos quadrantes se formula a hipótese de que, na realidade, vivemos o fim de um mundo, o das democracias burguesas, fundadas nos direitos, nos parlamentos e na divisão de poderes, que está dando lugar a um novo despotismo, que, como no que diz respeito à difusão dos controles e à cessação de toda atividade política, será pior do que os totalitarismos que conhecemos até agora. Os cientistas políticos americanos chamam de Estado de Segurança, ou seja, um estado em que “por razões de segurança” (neste caso de “saúde pública”, termo que faz pensar nos notórios “comitês de saúde pública” durante o Terror) qualquer limites podem ser impostos às liberdades individuais. Afinal, em Itália, há muito que nos habituamos a uma legislação para decretos de emergência do poder executivo, que desta forma substitui o poder legislativo e elimina efetivamente o princípio da divisão de poderes em que assenta a democracia. E o controle que é exercido por câmeras de vídeo e agora, como proposto, por meio de telefones celulares, ultrapassa em muito qualquer forma de controle exercido em regimes totalitários como o fascismo ou o nazismo ”.
******
LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CH’ENTRATE
Nosso amado Dante não nos ajudará. Esqueça a razão e a lógica para prevalecer quando temos essa mutação acidental condenada à extinção – a.k.a. “a raça humana” – dissolvendo-se na histeria.
Fale sobre uma grande falha de DNA.
******
” Quem são aquelas hordas encapuzadas fervilhando
Sobre planícies intermináveis, tropeçando em terra rachada ”
T.S.Eliot