Ambiente da nova luta que vem por aí: plenário do legislativo, onde Lula perde o jogo, ou nas ruas onde ele ganhou o 3º mandato?
Entrou em cena nova disputa entre Executivo e Legislativo pela condução da governabilidade x não governabilidade; o Legislativo, sob Lira, barra Lula na manipulação das medidas provisórias caducadas; perdeu validade, qualquer que seja a MP, Lira arregimenta sua base para inviabilizar sua conversão em projeto de lei por dispor de ampla maioria, na Câmara.
Por aí, o titular do Planalto dança em todas as iniciativas, já que é minoria em plenário; mas, ensaia uma reação de editar decreto lei para fazer valer, principalmente, assuntos de interesse popular; por exemplo, decretar redução do preço do gás de cozinha; quem sabe, também, dos preços dos combustíveis em geral, tudo baixado por decreto.
Presidencialismo X Parlamentarismo
Em meio a essa disputa MP x DL, o presidente Lula na sua disputa com Lira – acirramento presidencialismo x parlamentarismo – terá que lançar política de mobilização popular; será difícil a ele obter o apoio do povo para reduzir preço do botijão de gás mediante decreto lei, visto que, por medida provisória, só consegue enquanto a MP vigorar, já que deixa de valer quando seu prazo de validade expirar? As tensões políticas entre legislativo x executivo, portanto, passam, com a mobilização da opinião pública, pelo presidente, a se dar no plano popular, nas ruas; certamente, reduzir o preço dos combustíveis por decreto lei assegura ou não aumento da popularidade lulista contra Lira que virou obstáculo à governabilidade dele, no espaço da organização administrativa do próprio poder?
Nova política de comunicação
O Presidencialismo x Parlamentarismo vai se expressar por nova política de comunicação; Lula terá a oportunidade de ser mais proativo do que vem sendo, por meio da convocação de entrevistas pelo canal estatal; por este, anunciaria a iniciativa de usar decreto para baixar medidas iminentemente populares, no caso do preço do botijão de gás; o fato é que o espaço da luta sai do gabinete para ruas e praças, ampliando-se além do plenário do Congresso. Até onde essa disputa vai dar: na correlação de forças, no Legislativo, onde Lula perdeu suas forças, ou no espaço público, onde ganhou a disputa eleitoral?