Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Novo jogo de poder Lula X Lira: MP X DL ou plenário X rua

Mais Lidos

Ambiente da nova luta que vem por aí: plenário do legislativo, onde Lula perde o jogo, ou nas ruas onde ele ganhou o 3º mandato?

Entrou em cena nova disputa entre Executivo e Legislativo pela condução da governabilidade x não governabilidade; o Legislativo, sob Lira, barra Lula na manipulação das medidas provisórias caducadas; perdeu validade, qualquer que seja a MP, Lira arregimenta sua base para inviabilizar sua conversão em projeto de lei por dispor de ampla maioria, na Câmara.

Por aí, o titular do Planalto dança em todas as iniciativas, já que é minoria em plenário; mas, ensaia uma reação de editar decreto lei para fazer valer, principalmente, assuntos de interesse popular; por exemplo, decretar redução do preço do gás de cozinha; quem sabe, também, dos preços dos combustíveis em geral, tudo baixado por decreto.

Presidencialismo X Parlamentarismo 

Em meio a essa disputa MP x DL, o presidente Lula na sua disputa com Lira – acirramento presidencialismo x parlamentarismo – terá que lançar política de mobilização popular; será difícil a ele obter o apoio do povo para reduzir preço do botijão de gás mediante decreto lei, visto que, por medida provisória, só consegue enquanto a MP vigorar, já que deixa de valer quando seu prazo de validade expirar? As tensões políticas entre legislativo x executivo, portanto, passam, com a mobilização da opinião pública, pelo presidente, a se dar no plano popular, nas ruas; certamente, reduzir o preço dos combustíveis por decreto lei assegura ou não aumento da popularidade lulista contra Lira que virou obstáculo à governabilidade dele, no espaço da organização administrativa do próprio poder?

Nova política de comunicação

O Presidencialismo x Parlamentarismo vai se expressar por nova política de comunicação; Lula terá a oportunidade de ser mais proativo do que vem sendo, por meio da convocação de entrevistas pelo canal estatal; por este, anunciaria a iniciativa de usar decreto para baixar medidas iminentemente populares, no caso do preço do botijão de gás; o fato é que o espaço da luta sai do gabinete para ruas e praças, ampliando-se além do plenário do Congresso. Até onde essa disputa vai dar: na correlação de forças, no Legislativo, onde Lula perdeu suas forças, ou no espaço público, onde ganhou a disputa eleitoral?

Artigos Relacionados

O Paradoxo do Governo Lula: Indicadores Econômicos e Sociais Relevantes, mas Não Consegue Comunicar Isso ao Povo

O prefeito do Recife, João Campos, reconhecido pela excelência no trabalho de comunicação do seu governo, em entrevista ao programa Roda Viva (ver vídeo),...

Lula e Haddad sob pressão do neoliberalismo em transe contra governabilidade democrática

Semana decisiva para governabilidade democrática lulista, que continua sob perigo, ameaçada, mais uma vez, por golpe parlamentar, neoliberal, econômico, um ano depois da tentativa...

Notas do Pepe Escobar dia 17 de março de 2021: Lula em uma Selva de Espelhos

Acabou de sair no Asia Times. TEXTO COMPLETO. Sem acesso pago. Este ensaio foi para o Valdai Club em Moscou. Mas eles me disseram...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas