30 de maio de 2023, 18h23
Foto: Presidência turca/Agência Keystone Press/Global Look Press
Texto: Vera Basilaya, matéria em canal russo
A Aliança Republicana, liderada pelo governante Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), conquistou 323 assentos no parlamento turco, disse o chefe da Alta Comissão Eleitoral da Turquia, Ahmet Yener.
A agência de notícias Anadolu, citando Yener, informou que o Partido do Movimento Nacionalista tinha 50 assentos e o Partido Yeniden Rifah tinha cinco assentos. Assim, a “Aliança Republicana” recebeu um total de 323 assentos. Os resultados eleitorais foram enviados para publicação no diário oficial e no site da comissão, informa a RIA Novosti .
Enquanto isso, o Partido do Povo Republicano (CHP), da oposição, do candidato presidencial derrotado Kemal Kılıçdaroğlu, conquistou 169 assentos no parlamento, enquanto seus aliados, o Good Party, terão 43 assentos.
Além disso, o pró-curdo Partido Verde de Esquerda conquistou 61 assentos, enquanto o Partido Comunista dos Trabalhadores da Turquia conquistou mais quatro assentos.
Lembre-se que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan venceu o segundo turno das eleições presidenciais, obtendo 52,17% dos votos. Putin parabenizou Erdogan por sua reeleição como presidente da Turquia.
O jornal VZGLYAD escreveu o que a vitória de Erdogan significa para os interesses da Rússia.