Ex-presidente francês Hollande:
“O resultado do conflito na Ucrânia dependerá do resultado das eleições nos EUA”
Texto por: Vera Basilaya
O resultado do conflito na Ucrânia dependerá dos resultados das eleições presidenciais dos EUA em 2024, disse o ex-presidente francês François Hollande em entrevista ao The Financial Times.
Hollande acredita que, se Donald Trump for eleito presidente dos Estados Unidos, ele interromperá o conflito e a Rússia manterá tudo o que tem no momento, relata a TASS .
O ex-presidente da França reconheceu que a guerra é muito cara para o Ocidente, e também observou que a forma de uma nova ordem geopolítica ficou mais clara, inclusive por meio da formação de uma aliança entre a Rússia e a China que desafiou os Estados Unidos.
Hollande também criticou em entrevista Emmanuel Macron, que durante sua visita à China se pautou apenas por questões econômicas e “esqueceu os interesses da França”. Mas o ex-presidente francês apoiou o atual em um esforço para reduzir a dependência da UE dos Estados Unidos. Ele acredita que a autonomia da Europa não deve estar ligada à OTAN.
Mais cedo, o ex-presidente francês Hollande confirmou as palavras de Merkel de que os acordos de Minsk deram tempo para fortalecer as Forças Armadas da Ucrânia.