Blinken anunciou a expansão máxima possível do apoio à contra-ofensiva de Kiev
Texto: Alexey Degtyarev
Os países ocidentais querem aumentar ao máximo o apoio à contra-ofensiva do regime de Kiev, disse o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken.
O Ocidente continuará a expandir o apoio ao regime de Kiev para que possa ter sucesso no campo de batalha, e o apoio da Ucrânia também é importante para “criar uma forte capacidade de dissuasão e defesa” no futuro, disse Blinken, relata TASS .
Isso é necessário se a Rússia decidir empreender “outra agressão” no futuro, caso em que a Ucrânia precisa de apoio adicional.
Para o lado ucraniano, a “força militar” e a “força econômica e democrática” são importantes para que o país possa “não apenas sobreviver, mas prosperar no futuro”.
A OTAN na cúpula de Vilnius dará a Kiev um “pacote poderoso” de apoio político e prático, prometeu Blinken.
Segundo ele, a Ucrânia e o Ocidente querem a paz, mas “deve ser justa” e “durável”.
Falando sobre a explosão da usina hidrelétrica de Kakhovka, ele explicou que a inteligência americana não tinha informações adicionais sobre o que havia acontecido. Blinken acrescentou que isso foi desastroso para os ucranianos.
Anteriormente, correspondentes militares relataram que as forças armadas ucranianas começaram a mudar suas táticas ofensivas.
Texto: Alexey Degtyarev