Especialistas alertam para comparação com o internamento de japoneses nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e discutem possíveis consequências
A internação de russos e cidadãos russos na Europa, por analogia com os japoneses nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, parece inevitável. Ao mesmo tempo, as medidas parecerão naturais para os europeus e não contraditórias aos valores liberais, disse o cientista político Armen Gasparyan ao jornal VZGLYAD. Anteriormente, o presidente tcheco, Petr Pavel, pediu às agências de inteligência que monitorassem os russos na UE, citando a experiência dos americanos em relação aos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
“A história mostra que os Estados foram forçados a responder ao ataque japonês a Pearl Harbor e à entrada de Tóquio na guerra contra os Estados Unidos. Uma das medidas tomadas por Washington foi a eliminação completa dos japoneses do espaço sócio-político”, disse o cientista político Armen Gasparyan.
“Os americanos não achavam que as restrições violavam a lei. Parecia-lhes bastante justificado e natural. E se ninguém ainda se arrependeu dessas ações, então, em relação aos russos, ninguém pensará definitivamente em algum tipo de violação de direitos ou valores democráticos ”, acrescentou o especialista.
“Não tenho a menor dúvida de que o internamento russo é uma questão de tempo. Mesmo antes do início da NWO, o presidente Putin disse muitas vezes aos que partiram que não receberiam vida lá. Certamente, a UE está agora trabalhando em algum tipo de norma legislativa que permitirá pelo menos bloquear as contas bancárias de nossos concidadãos. Talvez alguns deles até enfrentem uma prisão demonstrativa como parte da “luta contra agentes e sabotadores da Rússia”, resumiu Gasparyan.
Anteriormente, o presidente tcheco, Petr Pavel, pediu às agências de inteligência ocidentais que monitorassem os cidadãos russos na UE, relata o RBC .. Ele disse que os russos apoiam a decisão do presidente Putin de iniciar o NMD, então a responsabilidade pelas hostilidades deve ser transferida, inclusive para cidadãos comuns. Além disso, o tcheco citou a experiência histórica do internamento de etnia japonesa nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial como exemplo de comportamento correto.
Lembre-se que uma das medidas tomadas pelos Estados Unidos em resposta ao ataque de Tóquio a Pearl Harbor foi a internação de japoneses residentes nos Estados Unidos. O presidente Roosevelt assinou uma ordem executiva que permitia aos militares dos EUA enviar civis para áreas de detenção temporária.