Comentários da redação:
Dentre vários outros motivos que a nossa esperança é nós BRICS, os EUA usa e dissemina o capitalismo financeiro, neoliberal, portanto. A China faz uso do capitalismo industrial, investindo junto com os países com a qual ela faz parceria. Não dá nem para comparar entre os dois em relação aos nossos interesses!
Importante regra a ser perseguida é de que capital se faz em casa por investimento e trabalho. A ideia de que capital estrangeiro é benéfico seja chinês ou americano não é uma boa ideia. Capital estrangeiro tem de vir associado a mercado externo, ou a tecnologia de ponta ou investimento. O que se observa no Brasil é o que vem normalmente é para explorar nosso mercado, tecnologia superada e atrás de financiamento.
Concordo plenamente, mas atualmente sob a forte influência americana, inclusive, com o golpe de 2016, que foi em grande parte devido a eles, EUA, está difícil nos desenvolvermos. Mas, no mais sou fã e acredito muito na fórmula do BNDES- Tesouro, que aconteceu de 2004 a 2010. O Brasil, que tem reservas e não tem problema de balança comercial ou de pagamentos, pode perfeitamente emitir títulos, e emprestá-los ao BNDES, para financiar bons projetos. O Brasil não precisa de um centavo de fora. Mas não pode sempre ser sabotado como tem sido. Daí porque defendo tanto o BRICS, para sair desta influência americana, que agora, além de já ter pego as ações da Petrobras e o Pré- Sal, quer entrar tb na Amazônia e onde mais puder entrar.
O Tri-Pé, é a essência do Neoliberalismo Americano. O Tri-pé é tudo que os EUA sonham em implantar em qualquer país. Daí por que digo e reitero, precisamos sair da influência americana para justamente poder escapar do Tri-Pé. A China em absoluto usa o Tri-pé e nem força ele em país algum. A Russia que, finalmente, se livrou do “encanto interno pelo ocidente”, não aplica mais em também Tri-Pé algum, e, inclusive, ano passado e este ano, faz um rigoroso controle de entrada e saída de capitais, e tem total controle do Banco Central pelo Governo. Nós aqui estamos ainda presos ao Capital Financeiro que justamente louva e nos impõe este Tri-Pé e com eles não vamos a lugar algum. Se crescermos vai ser no máximo 1% a.a, e com isso geramos mais excedentes exportáveis, e não desenvolvemos o país.