Deputado Aksakov: A taxa de câmbio do rublo nos próximos meses permanecerá em torno de 90 rublos. por dólar
24 de julho de 2023, 15:44
Texto: Dmitry Zubarev
A taxa de câmbio da moeda russa nos próximos meses não mudará drasticamente e permanecerá no nível de cerca de 90 rublos por dólar. Esta opinião foi expressa pelo chefe do Comitê da Duma do Estado sobre o mercado financeiro, Anatoly Aksakov.
Segundo ele, o rublo se estabilizou e funcionará em um nível de cerca de 90 rublos por dólar, ou seja, não haverá uma queda especial nele, nem se fortalecerá, informa a TASS .
O deputado também observou que recentemente a reestruturação dos canais de abastecimento de importação levou a um aumento da demanda por moeda estrangeira, o que por sua vez levou ao enfraquecimento do rublo.
Aksakov acrescentou que as despesas orçamentárias, as despesas relacionadas a novos territórios e NWOs não poderiam deixar de afetar a taxa de câmbio do rublo, mas ainda assim o principal é um aumento nas importações para compensar a redução que observamos em 2022.
Segundo ele, o rápido desenvolvimento da economia russa exige inflação baixa e investimentos em projetos de longo prazo. Aksakov acrescentou que é preciso fazer a economia avançar graças ao desenvolvimento acelerado, como no final dos anos 1920 – nos anos 1930 do período soviético: e a inflação não era alta e, ao mesmo tempo, a economia se desenvolvia em um ritmo muito rápido.
Mais cedo, a chefe do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina , disse que a queda das exportações com o aumento das importações foi o principal fator para a movimentação do rublo em junho e julho deste ano.