Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Um dia pra não esquecer

Mais Lidos

Por João Capiberibe

11.09.1973

Nesse dia, há 50 anos, acordei muito cedo, movia-me pisando em ovos para não acordar Janete e as crianças. Moravamos em uma vinícola de propriedade da Universidade do Chile em Talca, a 300 Km de Santiago.

Acendi o fogo, coloquei água pro café e ligue o rádio bem baixinho, sintonizei rádio Portales, e ao som de charangos e zamponãs fiz minha valise para tomar o trem das 7 com destino a Santiago. Ia receber os documentos definitivos de permanência no país.

Tomei meu café, peguei a valise e me dirigi para desligar o rádio quando a música foi interrompida. Na sequência, o locutor entrou com um chamado de urgência noticiando sublevação militar em Valparaiso. Sem maiores detalhes, a rádio voltou com a música.

Coloquei a valise no chão, fiquei ao pé do rádio movendo o dial em busca de mais notícias, e as notícias foram chegando, era o golpe!
Da noite para o dia perdemos o que tínhamos. Escapamos com a roupa do corpo e nossas vidas. Graças a Deus!

Daquele dia tenebroso ao tempo presente, reconstruímos nossa vidas e escrevemos nossa história. Viva a democracia! Viva Chile!
Santiago, 11.09.2023

Caro leitor, gostou do texto? Comente!

Artigos Relacionados

A polêmica revisão das meta fiscais

O ministro da Fazenda anunciou há pouco a revisão da meta de resultado primário para 2025. Antes, o arcabouço fiscal estabelecia um superávit de...

De volta para o passado e a austeridade fiscal

Entre as várias referências dos anos 1980, o filme De volta para o futuro é quase uma unanimidade por agradar cinéfilos e o público...

Haddad racha PT com o arcabouço/calabouço fiscal neoliberal

Os impérios começam a se desmoronar de dentro para fora. Os rachas acabam sendo fatais. O PT não tem viés bolchevique socialista. Tende à conciliação. Lula, presidente, autenticamente,...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas