Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Putin defende entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Mais Lidos

Presidente russo afirma que outros países, como Índia e África do Sul, também deveriam ter mais protagonismo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu nesta 5ª feira (5.out.2023) que o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

O líder russo também citou a Índia e África do Sul como atores globais sem representação proporcional à sua relevância e defendeu a expansão do Brics, grupo formado atualmente pelos 4 países mais a China e que terá 6 novos integrantes a partir de 2024.

A declaração foi feita durante fórum em Moscou para discutir a multipolaridade da geopolítica global. Quando questionado sobre as mudanças na política internacional desde a criação da ONU, após o final da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), Putin disse ser necessário “adaptar-se às demandas atuais e à evolução global”.

“Nesse contexto, é evidente que o Conselho de Segurança da ONU deve admitir países que desempenham um papel importante nos assuntos mundiais e que, devido ao seu potencial, têm a capacidade e a influência necessárias para resolver questões internacionais cruciais”, disse o presidente russo. …

Ele então citou o Brasil, destacando que a população brasileira é “enorme” e que o país passa por um “crescimento de influência colossal”. Putin mencionou ainda a Índia e África do Sul como países que deveriam ter um peso maior na tomada de decisões na agenda internacional.

O Conselho de Segurança, porém, só pode ser reformado se seus 5 integrantes permanentes (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) votarem de maneira unânime.

Ao falar sobre o Brics, Putin disse estar “feliz” com a expansão do bloco e chamou o processo de “positivo”.

“Agora, estamos avançando com a expansão e aumentando o número de integrantes da organização. Na minha perspectiva, isso é de grande importância, pois reflete o crescimento da influência e, mais significativamente, a disposição de adotar um formato que não impõe obrigações ou restrições, mas, em vez disso, estabelece as bases para encontrar compromissos e resolver questões que são do interesse de todos os países participantes”, acrescentou.

Leia mais no texto original na íntegra.

Artigos Relacionados

Rússia Enlouquece o Ocidente

Lendo Hamlet (1940) O cemitério. Inflete um rio anil À direita, no vazio do terreno. Tu me disseste: “Vai para um convento! Ou se queres desposa um imbecil…” Estas coisas...

Putin, Cruzados e Bárbaros

“1ª regra não falada do badass (“Casca Grossa”): O badass não fala sobre ser badass. E ponto final.” Do Urban Dictionary* Moscou está dolorosamente consciente de que a “estratégia” de EUA/OTAN para conter...

Notas do Pepe Escobar dia 4 de março de 2021: “A Rússia Avisou Israel sem Termos Incerto

 Moscou advertiu sem rodeios Tel Aviv: Qualquer suspeita de uma guerra quente ou semi-quente entre a Síria / Irã e Israel terá consequências para Tel...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas