Primeiro-ministro de Israel é rejeitado pela maior parte dos israelenses, mas a extrema direita brasileira o abraçou
A Assembleia Legislativa de Rondônia concedeu o título de cidadão honorário do estado ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por “relevantes serviços” prestados. O título foi publicado na edição de segunda-feira (16) do Diário Oficial do estado. A proposta foi de autoria do deputado estadual delegado Lucas (PP).
A extrema direita brasileira demonstrou apoio a Netanyahu de maneira até mais efusiva do que os próprios israelenses. As pesquisas mais recentes indicam que 56% dos cidadãos de Israel desejam que Netanyahu renuncie após o conflito com os palestinos, que já matou milhares de civis.
Além do massacre de palestinos, o premiê também enfrenta críticas pela falta de alertas de segurança antes do ataque do Hamas e as medidas de cerceamento ao Poder Judiciário israelense.
Em 7 de outubro, o grupo palestino Hamas lançou um ataque surpresa de grande escala com foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, levando Netanyahu a declarar estado de guerra no dia seguinte e lançar ataques de retaliação.