Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Israel adverte ONU que pode irromper uma guerra regional no Oriente Médio

Mais Lidos

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, alertou a ONU de que o Oriente Médio poderia entrar em uma guerra de grande escala se os militantes do Hezbollah permanecerem no sul do Líbano, perto da fronteira com Israel, informou a mídia local.
O Channel 12 israelense afirmou que o diplomata emitiu o aviso após semanas de bombardeios esporádicos e escaramuças na fronteira israelo-libanesa. Os confrontos se intensificaram desde o ataque do movimento palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro.
O Hezbollah diz que se juntou aos militantes em Gaza em sua luta contra Israel, mas está longe de lançar uma grande ofensiva do Líbano. A organização xiita tem laços de longa data com o Irã, e acredita-se que seja muito mais bem equipada e formidável do que os grupos palestinos que operam na Faixa de Gaza e Cisjordânia.
Relatando na terça-feira (21), o referido canal de TV alegou que Cohen dirigiu seu aviso ao Conselho de Segurança da ONU, instando-o a aplicar a Resolução 1701, que pôs fim ao conflito de 2006 entre Israel e o Hezbollah. A resolução também apelava para o desarmamento e a retirada de todos os grupos armados irregulares libaneses, incluindo o Hezbollah, do sul do rio Litani, perto da fronteira israelense.
O fracasso de uma força de paz da ONU em implementar plenamente as medidas pode resultar em uma guerra regional, previu Cohen, conforme citado pelo canal.
No início deste mês, o The Times of Israel citou o ministro da Defesa Yoav Gallant advertindo o Hezbollah que estava “perto de cometer um grave erro”. O chefe da pasta também salientou que “o que estamos fazendo em Gaza, sabemos como fazer em Beirute”.

Artigos Relacionados

Como os árabes vêem os judeus

Carta de SM, Rei Abdullah ibn Hussein Data: Novembro de 1947, à revista "American Prospect", Nova York, EUA É prazer especial dirigir-me ao público norte-americano, porque...

Luta pela Soberania do Brasil e os Acordos de Patentes e da Biodiversidade

Ao longo da década de noventa dois tratados internacionais foram estipulados: a Convenção da Diversidade Biológica (CDB), criada na ECO/92 pela Organização das Nações...

A máscara da “democracia liberal” cai com estrondo

Nakba, 15/Maio/2021. Os historiadores do futuro assinalarão o dia em que a "democracia liberal" ocidental emitiu uma proclamação bem descritiva:   Bombardeámos gabinetes de...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas