Por Ana Dubeux – À queima-roupa – Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília
O que motivou a UnB a iniciar, a partir de 2024, processo seletivo exclusivo para pessoas com mais de 60 anos interessadas em ingressar ou retornar ao ensino superior?
A UnB já possui pesquisas e ações maduras na área de envelhecimento. Em fevereiro deste ano, a Câmara de Direitos Humanos da UnB (CDH) aprovou a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão. A intenção do documento é atender e adequar as necessidades de pessoas idosas na ótica dos direitos humanos, combater o etarismo, e, principalmente, preparar as gerações para o envelhecimento saudável, participativo, digno e cidadão. Um dos compromissos da UnB para implementar a política é o ingresso de pessoas com 60 anos ou mais nos cursos de graduação.
Além de ter 60 , quais são as credenciais para participar da seleção, quais cursos serão oferecidos?
O Decanato de Ensino de Graduação definiu que a forma de seleção será por meio de redação. Os cursos de graduação têm até o dia 16 de dezembro para informar se vão oferecer vagas e quantas por curso.
A UnB tem tradição de pioneirismo, como vê hoje a relação da UnB com a comunidade?
Fico feliz de ver que a UnB está cada vez mais próxima da comunidade. Na pandemia, tivemos importante atuação, tanto por meio do HUB, como por diversas outras ações. Vamos em breve inaugurar a creche pública da UnB, que vai ser gerida pela Secretaria de Educação do DF. Também ampliamos muito nossa atuação nas cidades-satélites e até Cavalcante (GO), com os polos de extensão.
Confira o texto original na íntegra.