Lançamento da exposição ocorreu na terça-feira no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa (Fotos: Fábio Rivas/Agência CLDF)
Por Agência Câmara
Com uma área menor do que o Distrito Federal, Trinidad e Tobago é um país formado por ilhas, situado no Caribe. Apesar das dimensões, tem uma economia com ênfase na indústria petrolífera e petroquímica. Lá, inclusive, foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo, em 1857. Próximo ao local, está situado o Lago de Pixe ou “La Brea” (do espanhol breu ou pixe), com mais de 300 metros de profundidade e cuja história funde realidade e misticismo.
Diversos aspectos daquele Estado caribenho estão na mostra “Visões de Trinidad e Tobago”, com mais de três dezenas de fotografias da jornalista Claudia Godoy. Em fevereiro deste ano, ela visitou as duas principais ilhas, que dão nome ao país. Em cartaz, no Espaço Cultural Athos Bulcão da Câmara Legislativa do DF, a partir de terça-feira (27), a exposição apresenta as singularidades da nação insular focada na diversidade que compõe o seu povo.
Colônia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo ao território americano, em 1802, foi cedido ao Reino Unido. Somente em 1962, conquistou a independência, tornando-se uma república em 1976. Essa história reflete-se em seu cotidiano, no qual convivem elementos africanos e indígenas; na pluralidade religiosa – cristãos, hindus, judeus, rastafáris e islâmicos; no Carnaval – um dos mais antigos das Américas e na culinária, com o tempero de especiarias orientais.
Tambor de aço
O olhar atento de Claudia Godoy para os detalhes trinitários também traz, ao visitante da mostra, pormenores das paisagens locais, além de informações sobre o surgimento do “Steelpan” – o tambor de aço criado pelos afrodescendentes da ilha de Trinidad. Considerado instrumento nacional, é confeccionado em aço reutilizando material usado na produção de petróleo. A ONU instituiu 11 de agosto como o Dia Mundial do Steelpan celebrado em meio a eventos festivos.
A exposição “Visões de Trinidad e Tobago” é realizada no âmbito das comemorações dos 62 anos da independência do país, que serão completados no próximo sábado (31). O evento é uma iniciativa da Embaixada de Trinidad e Tobago no Brasil em parceria com o Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Exposição “Visões de Trinidad e Tobago”
Fotografias de Claudia Godoy
Espaço Cultural Athos Bulcão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Visitação: até 27 de setembro de 2024
Horário: 9 às 19 horas, segunda a sexta-feira
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.
Entrada Franca.
Originalmente publicado no Pátria Latina