Desde a Venezuela, onde o povo sabe bem o que é o fascismo e que, para enfrentá-lo, decidiu “não desistir”. Nunca, não se deixe extorquir nunca, nunca seja chantageado”, mais de mil vozes de todo mundo sobe de ontem, num espaço que apela à reflexão e à ação conjunta. O Congresso Mundial contra fascismo, neofascismo e outras expressões semelhantes, que reúne delegados de mais de 95 países nos cinco continentes, constitui uma trincheira de combate contra o que o vice-presidente executivo da esta nação, Delcy Rodríguez, chamado de “cartel internacional do fascismo”.
O evento, que reúne mentes e almas saudáveis boas novas da humanidade, começou com um aplauso vulcânico dedicado ao povo palestino, que também sofre o ataques “esta corrente” extremista que ameaça o espécie humana.
A este respeito, o Ministro dos Petróleos disse ainda: “A nossa ideia é que nos reunamos todos, que nos convidemos uns aos outros a um grande movimento antifascista pela paz da humanidade. Dizemos isso como humildes venezuelanos que experimentou o golpe de estado ano de 2002, o que chamamos os guarimbas extremistas e fascistas dos anos 2014-2017, quando sofremos sabotagem em nossa principal indústria petrolífera e que hoje somos vítimas de uma guerra criminosa econômico.
«Dizemos isso com aquela autoridade do que significa resistir, como o povo cubano resistiu por mais de seis décadas, do que significa ter dignidade e não “deixe-se pisotear ou subjugar”, observou ele.
Das Grandes Antilhas Uma grande delegação de diversas áreas participa do evento da sociedade, cuja mensagem o foco principal é “fazer um chamado à consciência, para unidade, para continuar semeando ideias, neste momento da crise que o mundo atravessa”, conforme afirma Elier Ramírez, vice-diretor do Centro Fidel Castro Ruz, que também lembrou que o Comandante-em-Chefe avisou, antecipadamente, muitos dos problemas que Eles sufocam o homem.
A juventude cubana foi representada por o primeiro secretário do ujc, Meyvis Estévez, ciente da responsabilidade O que significa unir vozes? denunciar injustiças e acabar com o fascismo e imperialismo. Como, nas palavras de Delcy Rodríguez, “não pode haver objetivo mais sublime que a defesa do ser humano”, hoje é Aguardem mais um dia útil de debate no Congresso.