Nem mesmo quando sua direção e o seu principal lider erram tanto, já há tantos anos.
Principalmente porque seus documentos fundacionais como o MANIFESTO , CARTA DE PRINCIPIOS E PROGRAMA (leia-os acima 👆🏻 principalmente o item 3 da Carta de Principios)
Eles tem a generosa e humana perspectiva socialista a guiar seu rumo.
E a dar aos seus militantes um motivo real, uma esperança de um futuro luminoso e solidario para motivar que todos prestem seu esforço e até recursos financeiros, que garantam seu funcionamento independente até que, algum dia nós ou nossos descendentes, possam construir um mundo de solidariedade, paz e progresso que não deixe desamparada nenhuma família, nenhum ser humano.
E isso está muito além das 3 refeições por dia para todo trabalhador que o nosso companheiro Lula diz abertamente e ERRONEAMENTE que é o objetivo da sua luta e da luta que travamos.
Simplesmente porque isso não mobiliza mais ninguém Muito menos a pauta identitaria e de costumes sociais que mais confunde do que esclarece, mais divide do que fotalece a luta por igualdade, respeito e inclusão.
E não podia ser de outra forma, pois está mais do que provado que esta teoria politica, o identitarismo foi criada , originada e desenvolvida pelo Partido Democrata Americano, para subsituir o socialismo do ideario dos partidos socislistas europeus.
E esse é o partido fundado e até hoje dirigido pelos maiores escravocratas, racistas e preconceituosos membros da elite econômica e politica dos EUA , o pais que promoveu os golpes de 1945, 1964, 2016 e 2018 e onde cresceu e se fortaleceu o CAPITALISMO, cujas principsis fontes primárias de acumulação do Capital foram exatamente a ESCRAVATURA e a PIRATARIA
As tres refeições de que Lula fala são muito pouco.
São migalhas , chororô e mimimi, que nada acrescentam à ambição natural e inata do ser humano em construir algo muito melhor do que tem para si e para os seus e seus semelhantes.
Quem constroi o Brasil e o mundo somos nós e não peecisamos ficar pedindo esmolas e mais migalhas da nesa dos “Sinhozinhos”!
Não somos escravos! Não podem existir escravos!
A escravatura é crime e há leis para puni-la inclusive com a prisão dos escravizadores e seus cumplices.
Somos os verdadeiros donos desse mundo que construimos com nosso trabalho incessante e fecundo!
E com uma base popular de 1,5 milhões de filiados o PT é o terceiro maior partido de esquerda do mundo, atras apenas do Partido Comunista da China com 95 milhões e o Partido Socialista Unificado da Venezuela, com 6 milhões de membros
No entanto, ninguém é proibido de apontar erros. Nem de propor soluções, principalmente quando se quer melhorar o desempenho do partido não apenas eleitoralmente, mas naquilo que é mais importante: na sua presença nos movimentos sociais pela emancipação das classes trabalhadoras.
Mais ainda, quando elas passam por mudanças nas relações de trabalho e por um periodo de ofensiva do capital para aumentar , intensificar o grau de exploração a que são submetidas
Mas há um ditado qur diz que “nada está tão ruim que não possa piorar ainda mais um pouco. Ou muito”
Por isso é preciso estarmos atentos ao que fazemos, e mais do que nunca, debater com os demais compas, ouvir seus argumentos com respeito, redarguir, interagir e não tomar medidas impensadas, adotar arroubos emocionados como padrão de conduta politica.
Isso não leva a nada. A não ser a mais dificuldades. Mas às vezes, depois de longas tentativas, depois de sucessivas experiências frustradas de convívio podem existir mimentos em que a ruptura pode ser o unico caminho.
Acho que foi isso que aconteceu com o Requião. Algum de nós, no lugar dele, com a História dele , não teria saido do PT mesmo com todos os desaforos e desrespeito que não podem ser feitos a nenhum companheiro mesmo o mais novo filiado?
Pode ser.
Mas vendo por outro lado, essa derrota nacional por 91 milhões a 22 milhões de votos é um momento muito importante, e serve de prova de que estavamos certos.
Certamente tem o poder de fazer qualquer direção séria acordar de seus sonhos e devaneios.
E Requião, junto com todos aqui, termos enfrentado a luta por uma candidatura propria e aderido ao apoio à dele, como um protesto contra a degradação dos documentos fundacionais pelas direções sem permitir o debate e a decisão democrática, foi uma atitude muito importante.
Sem dúvida.
Principalmente pelo desprendimento da vil perspectiva de ganhar carguinhos, salários e prestigio ficando quietinhos e obedientes…
Como um dos 102 subscritores junto ao TSE em 10.02.80 do requerimento de fundação do PT NACIONAL tenho muito orgulho de estar junto nesse movimento junto com os componentes desse grupo aqui. Como vice presidente da Comissão Provisória da fundação do primeiro núcleo de base do PT no Paraná em 02.11.79.
Coragem
Paciência
Trabalho de base
E , claro a retomada da perspectiva socialista de paz e progresso, em contradição com a adesão à perspectiva social neoliberal das privatizacoes do patrimonio publicio, do aumento da exploração capitalista, da ruína da Soberania do povo sobre os estados nacionais e a guerra permanente que o Imperio Anglo-Americano-Sionista promove se forma incessante para oprimir, saquear e ameaçar o povos e seus lideres a obedecer.
Estes são o rumo do reerguimento do prestigio do PT e da esquerda como um todo junto às classes trabalhadoras.
A vitoria será nossa!
É preciso perseverar!
Mas não no erro!
Ivo Pugnaloni,
presidente do Movimento em Defesa da Soberania Nacional. www.mdsn.com.br Fundador do PT em 1979.