Efeméride: Rubens Gennaro *Aquarelista. Desenhista. Cursou Arquitetura e Urbanismo na UFPR. Foi Publicitário. É produtor de Cinema e TV. Participa do Movimento Urban Sketchers. Três filhos e duas netas.
Texto: Ricardo Guerra
Impulsionado a partir de um forte investimento em divulgação comercial, o Halloween, como tantas outras expressões da cultura estadunidense, tem atraído o interesse e a adesão de um número cada vez maior de jovens e crianças no Brasil, colonizando assim as suas mentes.
O Dia do Saci, uma figura icônica do folclore brasileiro conhecida por suas travessuras e habilidades mágicas, surgiu como uma alternativa de confrontação a esse processo de invasão cultural e tem por objetivo conscientizar a população sobre a rica representação do folclore brasileiro.
A Lei n.º 2.479, foi o projeto de lei que instituiu o Dia do Saci, a ser comemorado em 31 de outubro:
- A proposta foi elaborada pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT);
- A data escolhida foi 31 de outubro, justamente quando é comemorado o Halloween nos Estados Unidos, para oferecer uma alternativa aos jovens brasileiros de festejar a cultura do país, resgatando as lendas do nosso folclore e divulgando a tradição oral.
A efeméride criada por Rubens Gennaro representa um valoroso ato de resistência cultural, corroborando a luta pelo resgate e a valorização do folclore brasileiro, homenageando uma das figuras mais emblemáticas do nosso folclore: o Saci-pererê, que possui influências indígena e africana.
Na arte de Gennaro, fortalecendo o processo de consolidação da identidade nacional e a auto-estima do Povo Brasileiro, o Saci inventa um redemoinho e, rodopiando no pé de vento, bota a gringaiada para correr.
Xô, bruxas! Vão para casa!
Viva o Brasil! Viva o Saci-Pererê! Viva a cultura Nacional!