Lula, concordo com você, mas seu discurso precisa ser mais contundente e assertivo nessa briga pelo orçamento público – travada contra a Faria Lima.
Sua crítica tem que ser mais incisiva contra os Juros/Selic, até porque muitos subsídios são políticas industriais que geram desenvolvimento e emprego.
Claro que pode haver distorções e estas precisam ser revistas, claro que tem que haver tributação progressiva, claro que precisamos taxar dividendos, grandes fortunas, aumentar a tributação da Petrobrás, da Vale, da mineração em geral, e o imposto sobre a exportação de petróleo e também agrícola, pois esses setores já são muito beneficiados, com isenções e mesmo subsídios.
Mas é principalmente sobre a Selic e os juros que você deve focar!
Reitero que os Juros/Selic são ainda muito piores do que determinados subsídios, a depender e analisar – caso a caso!
A Selic alta só propicia o aumento do endividamento do Estado Brasileiro, beneficia os Bancos e os Rentistas e não torna setor produtivo algum mais competitivo, muito pelo contrário – aumenta o Custo Brasil e até provoca a necessidade de serem criados subsídios para compensar esse Custo Brasil aumentado.
O povo em geral não consegue se defender e, portanto, é quem paga o pato dessa situação, e tem mais, na verdade a preocupação da Faria Lima com o déficit público também tem a ver com forçar o corte da verba dos serviços públicos, para sucatear e dar motivo para privatização – e uma forma de escamotear isso é o discurso de que estão prezando pela austeridade e por conter a inflação, mas não é nada disso.
Lula, a situação realmente não está boa, nem pra você e muito menos para o povo brasileiro, portanto, nessa briga pelo orçamento público contra a Faria Lima, a Selic deve ser o nosso principal inimigo, é ela que inviabiliza qualquer possibilidade do Governo direcionar gastos em serviços essenciais e até mesmo básicos no orçamento brasileiro!