Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Lula e bolsonaro no Planeta Bizarro: a euforia com o indiciamento de bolsonaro, generais e outros por tentativa de assassinato e golpe

Mais Lidos

Quem foi criança nos anos 80 se lembra do desenho dos super heróis onde existia a Terra e o Planeta Bizarro. No Planeta Bizarro, tudo era igual a terra, mas com o sinal trocado – os super heróis eram super vilões e os super vilões eram super heróis.

Esse universo funciona igual a cabeça dos bolsonaristas e de parcela significativa de petistas: a cabeça de um é o mundo bizarro do outro e vice versa, mundo no qual, eles vivem realidades paralelas alimentados pelos zap zap de cada um.

Tem muito fã do “super herói Xandão” no planeta dos petistas e muitos odiadores do “super vilão” que ele representa ser no mundo bizarro dos bolsonaristas.

Sobre o recente indiciamento de bolsonaro, generais e outros por tentativa de assassinato e golpe não dá para não dizer que é uma derrota dos bolsonaristas… mas certamente não é uma vitória da esquerda… mas há algumas certezas:

  • 1) O bolsonaro é um frouxo que correu quando viu que ia dar merda;
  • 2) Ninguém vai perder popularidade por causa disso – para os apoiadores dessa turma, fazer uma maldade para tirar o Brasil dos “comunistas” é algo mágico;
  • 3) Nenhum militar vai deixar de dar golpe por causa do exemplo (“a lição a ser tirada dessa história toda”), até porque se derem o golpe, logo em seguida soltam todo mundo – nos braços do povo do mundo bizarro.

Já no mundo petista, estamos vendo ser repetida a mesma euforia dos bolsonaristas há 6 anos atrás. Mas sabe de uma coisa? Se bolsonaro for preso, logo ele será solto, da mesma forma como Lula foi, e será candidato como “novo herói do povo do mundo bizarro”.

O mundo Bizarro é uma realidade alternativa onde as coisas acontecem ao contrário do que na realidade que acompanhamos. Mas, há alguma coisa que, ligando as realidades (normal e bizarra), torna (na cabeça) a pessoa que o fizer um ser extremamente poderoso.

Quem sabe (?), a lição mais importante que podemos tirar aqui, é que seria muito melhor a gente tentar aproximação e nos reconciliarmos com nossa tia/tio bolsonarista para descobrirmos juntos que não somos inimigos – e, sim, que temos um inimigo em comum que está, a todo instante, tentando nos fazer de otários para saquear o nosso país e explorar o nosso tão sofrido povo brasileiro.

Muitos podem até discordar dessa nossa perspectiva de analisar o acontecido, pelo fato, é claro, de um general ter sido preso por ter atentado contra a democracia, incluindo a possibilidade de assassinato de um Ministro do Supremo e o Presidente e seu Vice eleitos, e, além disso,  de que nunca antes na historia desse pais aconteceu algo parecido… realmente não é pouca coisa.

No entanto, não é questão de negar que o que está acontecendo com o evento do indiciamento é importante e está claro que os custos quanto a expectativas de novos golpes  pode, de alguma forma, subir de patamar de valor quanto a futuras avaliações de eventuais benefícios.

Mesmo sabendo que estamos no centro de uma clássica operação realizada no contexto de uma guerra híbrida, onde as coisas que parecem ser de uma forma na realidade são de outra – não interessa, punição tem que haver, sim.

É lógico (e mais que justo) que quem fez ou participou de tais atos precisa ser indiciado, julgado e, uma vez condenado, deve ser devidamente punido, afinal de contas, sempre se consegue cooptar malucos, manipular pessoas e fazê-las acreditar, mesmo, no que estão fazendo – e talvez assim o ímpeto de alguns ou muitos possa ser abrandado (talvez?).

O problema é que, enquanto isso tudo se desenrola, bolsonaro continua na mídia, a esquerda e a direita ficam se digladiando, a Taxa Selic continua nas alturas e o neoliberalismo, dessa forma, deitando e rolando, continua no comando do País.

Portanto, não custa nada repetir: parece mesmo que estamos diante de um filme repetido… estamos, tanto no mundo dito “normal” quanto no mundo bizarro dos bolsonaristas, todos sendo feitos de bobos!

Artigos Relacionados

Comentários Sobre Conjuntura Internacional, por Marcelo Zero

Essequibo i. Dizer que a questão de Essequibo é uma agenda de Maduro ou do chavismo seria a mesma coisa que afirmar que a questão...

Manifesto Paraíso Brasil

Paraíso Brasil é movimento coletivo, vivencial e de conhecimento. Se refere à experiência de cada pessoa no Brasil, e à coletividade desta experiência. A...

O Paradoxo do Governo Lula: Indicadores Econômicos e Sociais Relevantes, mas Não Consegue Comunicar Isso ao Povo

O prefeito do Recife, João Campos, reconhecido pela excelência no trabalho de comunicação do seu governo, em entrevista ao programa Roda Viva (ver vídeo),...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas