Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Cadeia Para o Bandido

Por César Fonseca

Mais Lidos

↑PEGA LADRÃO

O presidente do Banco Central, o ultraneoliberal, Campos Neto, bolsonarista fascista, confessou, indiretamente, que prevarica com dinheiro do contribuinte ao vender dólar para baixar sua cotação, depois de puxar violentamente– ele e sua turma de especuladores, sintonizados com o covil de assaltantes da Faria Lima – a Selic de 11,25% para 12,25% ao ano, seu último ato criminoso no governo, na reunião de quarta-feira, no Conselho de Política Monetária(Copom).

Por que não fez isso antes, quando a moeda americana já estava provocando estragos devido à manobra criminosa especulativa realizada nas duas últimas semanas?

Durante o fascismo bolsonarista, Campos Neto havia feito mais de 150 intervenções no mercado, para controlar o dólar, enquanto, no governo Lula, fez, apenas, uma, como denunciou o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, nos governos nacionalistas Lula e Dilma.

Ficou clara a disposição dele de agir, em favor da especulação desenfreada, contra o presidente da República, contra a economia, contra o povo brasileiro, contra o Brasil, puxando inflação de custos, bombeada por juro alto, a fim de justificar o criminoso aumento de 1 ponto percentual realizado nesta semana.

Mantega, o mais longevo titular da economia nos governos petistas, produzindo desenvolvimentismo nacionalista, disse, à TV 247, que Campos Neto merece investigação por CPI pelos crimes que praticou.

Quando ministro, destacou, agiu preventivamente inúmeras vezes no câmbio, sempre que preciso, em nome da estabilidade econômica.

É prática comum de autoridades responsáveis na administração da moeda preservar seu poder de compra e criar expectativas positivas para o crescimento econômico sustentável.

Agora, apenas, porque chega ao fim do seu mandato no BC, quando cumpriu sua missão antinacional de colocar o Brasil como campeão mundial de juros altos, junto com a Turquia, Campos Neto resolveu mudar comportamento.

MEDO DO XADREZ

Ele, sobretudo, está com medo de enfrentar as barras dos tribunais, para ver o sol nascer quadrado, agindo como se não existisse nenhuma lei capaz de colocar especulador na cadeia.

A verdade é que o meliante descarado sentiu mais fortemente a barra, depois do crime, porque o deputado Zeca Dirceu(PT-PR), fez denúncia contra ele no CADE, para que este apure imediatamente as irregularidades que praticou.

Segue o parlamentar petista, mesmo comportamento adotado há tempos pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann, que radicalizou contra Neto, evidenciando ser ele o maior assaltante dos cofres públicos.

Por causa do presidente do BC, o Brasil está pagando mais de R$ 800 bilhões de juros sobre a dívida pública, quantia quase dez vezes superior aos cortes de gastos sociais contidos no pacote fiscal neoliberal preparado pelo Ministério da Fazenda.

Não há justificativa racional para o modo de agir nazi-econômico-fascista de Campos Neto quando a inflação está sob controle, com a economia crescendo, mediante quase pleno emprego, estimulando investimentos e parcerias internacionais de grande magnitude em infraestrutura, conforme evidencia 37 acordos assinados com a China, durante recente encontro do G20 no Brasil.

A sangria financeira, fomentada pela tirania especulativa da Faria Lima/BC, apoiada pela maioria do Congresso neoliberal, em troca de garantir aos congressistas emendas parlamentares de cerca de R$ 60 bilhões/ano, é a principal responsável pela impossibilidade de o presidente Lula cumprir sua promessa de campanha eleitoral de fazer crescer a economia com melhor distribuição de renda.

O PIB deverá superar, segundo o ministro Fernando Haddad, os 3,5%, em 2024, mas sem promover, com tal crescimento, melhor distribuição da riqueza nacional, abocanhada pelos abutres da Faria Lima.

Até mesmo os banqueiros, de tanto acumular riqueza, completamente, de papo cheio, à custa do empobrecimento progressivo da população, temem por revoltas populares frente ao jurismo incontrolável imposto por eles mesmos, enquanto o país fica impossibilitado de crescer sustentavelmente.

PEGA LADRÃO

Campos Neto, portanto, com a oferta de dólares realizada, hoje, no mercado, após a Selic especulativa de quarta-feira, tenta ser bonzinho de pau ôco, para evitar disparada da moeda americana, que levaria, como defende, mais duas altas de juros, na escala absurda em que executou essa semana.

Isso somente não deverá acontecer depois do grito de “Pega ladrão” dado por Zeca Dirceu, amplamente, apoiado por Guido Mantega.

Campos está ou não pressentindo a justiça nos seus calcanhares, quando deixar o cargo, com rastro de sangue nos pés e nas mãos da população em escala de empobrecimento sem limite.

Neto demonstra que o pacote fiscal neoliberal que ataca os mais pobres deve ser abandonado, imediatamente, pelo presidente Lula, assim que o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, assumir o posto.

Aí, sim, deverá estar inaugurando o verdadeiro governo lulista-petista, sem a trava dos juros tirânicos, que acelera a desigualdade social sem limites.

Artigos Relacionados

Manifesto Paraíso Brasil

Paraíso Brasil é movimento coletivo, vivencial e de conhecimento. Se refere à experiência de cada pessoa no Brasil, e à coletividade desta experiência. A...

Preparando o Estado para Soberania – Brasil no Mundo

O mundo do fim da história de Francis Fukuyama já passou. Antes se fora o mundo bipolar da guerra fria. O século XXI encontra...

| As cidades pós-pandemia |

– As cidades pós-pandemia – Retrocesso? Estagnação? Ou avanço? Num futuro ali no horizonte, estudiosos apontam o esfacelamento de quase metade das empresas mais fortes do globo e...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas