Foto AB
O troglodita presidente americano, Donald Trump, está falando diretamente às massas americanas sobre seu projeto imperialista de governo sem submetê-lo ao Congresso.
Pra que informar aos parlamentares?
O ditador não tem tempo a perder com a democracia indireta parlamentar, corrupta.
A democracia direta é a prática dele.
A democracia indireta via parlamento onde estão os representantes do povo acabou ao que tudo indica.
Essa democracia é realmente democracia ou manipulação ao sabor da corrupção, dos lobbies, muita grana etc?
O NOVO PODER
As redes sociais substituem as tribunas onde desfilam os demagogos, os representantes dos lobistas, disfarçados de representantes do povo.
Eles estão condenados a desaparecer.
Trump não está nem aí para essa democracia burguesa que representa indiretamente o povo segundo a Constituição americana que considera os americanos escolhidos por Deus em destino manifesto.
Se ele fala ao povo pelas redes sociais diretamente, simultaneamente, o método indireto perdeu funcionalidade no cenário das redes sociais.
A moda tende ou não a espalhar pelo mundo a partir do exemplo do imperador?
OPÇÃO DE LULA: GOVERNO ITINERANTE DE RORIZ
O presidente Lula pode ou não falar às massas acima do Congresso?
Por que não?
As tribunas parlamentares servem para as elites falarem entre si.
Diálogo de surdos.
Não resolve nada a esquerda entrar nesse jogo que está sendo comandado pela direita e ultradireita por meio de semipresidencialismo de fato.
O presidencialismo constitucional está sendo desrespeitado de forma escancarada.
Qual a alternativa de Lula minoritário no parlamento senão fazer o mesmo que faz Trump: falar diretamente às massas pelas redes sociais?
Não se trata de comparar Lula a Trump, mas expor a nova comunicação mundial.
Ela dispensa o contato do líder político com as massas por meio da democracia parlamentar, corrupta em todos os lugares onde domina a democracia burguesa, que acabou cooptando a esquerda.
Poderia acrescentar a essa democracia direta truncada trumpista fascista a prática política eficaz e vitoriosa do denominado governo itinerante inaugurado pelo ex-governador Roriz, no DF, nos anos 1990, sucesso estrondoso.
Original nessa proposta, Joaquim Roriz, igualmente, não tem nada de fascista, mas político popopulista na acepção de Trotski, para quem os populistas avançam nos cenários em que os partidos são fracos e não têm identidade com o povo.
Roriz deslocava-se para as cidades satélites com seu staff governamental para anunciar iniciativas programáticas de interesse popular.
Os representantes do povo foram ultrapassados por essa democracia direta tocada pelo líder brasiliense conservador popular, politicamente, corrosiva para a oposição.
A esquerda entrava em pânico ao enfrentá-lo.
COLAPSO DA DEMOCRACIA BURGUESA
Lula, se agisse nesse sentido, emplacaria ou não propostas tipo isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil ou taxação de lucros e dividendos dos ricos para distribuir aos pobres?
Contato direto com o povo em todas as regiões do país, vendendo seu produto que está sendo rejeitado no parlamento dominado pela corrupção das emendas parlamentares que não o deixa governar.]
Estaria ou não mudando a correlação de forças a seu favor nas ruas em contato com as massas, em vez de cair na armadilha da democracia parlamentar burguesa onde é minoria?
Democracia direta é isso aí!
O contato do líder com as massas passou a ser feito pelas redes sociais.
Elas são os canais pelos quais se chega às ruas.
É a revolução da comunicação.
Trump não passa nenhuma proposição pelo legislativo.
Assina ordens executivas e as comunica pelo X de Elon Musk.
A direita fala diretamente ao povo.
Por que a esquerda não faz a mesma coisa para objetivar o oposto?
A democracia parlamentar acabou.
Aliás, nunca existiu.
Agora é a democracia direta sem intermediários.