Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

Setor de baterias teme ‘desidratação’ de leilão após contratação de térmicas e hídricas

Mais Lidos

Comentário de Ivo Pugnaloni

Por isso precisam atacar e prejudicar, difamar as hidrelétricas!

Vejam o cuidado em não pronunciar a palavra hidrelétricas que foi cancelada, proibida, pela mídia! Falam “hídricas”!

São Paulo | Reuters

O setor de sistemas de armazenamento de energia teme que o leilão exclusivo para a tecnologia acabe tendo sua demanda “desidratada” pela contratação que virá antes de reserva de capacidade de usinas termelétricas e hidrelétricas, afirmou nesta quarta-feira (19) um representante da indústria.

O governo brasileiro decidiu não incluir as baterias no leilão de reserva de capacidade marcado para 27 de junho, voltado apenas para as fontes termelétrica e hidrelétrica, e planeja um certame inédito só para as soluções de armazenamento, mas ainda sem data definida para ocorrer.

A preocupação é que o governo contrate nas fontes tradicionais grande parte da demanda de potência do sistema elétrico brasileiro nos próximos anos, e deixe um volume pouco representativo para o leilão de baterias, usando-o mais como um “teste”, afirmou Marcelo Rodrigues, vice-presidente de novos negócios e soluções da fabricante de baterias UCB Power.

Segundo ele, o volume de cadastros de projetos termelétricos e hidrelétricos para o leilão de junho “impressionou” o mercado. Foram cerca de 74 gigawatts (GW) de potência, sendo 67% de projetos de termelétricas novas, 30% termelétricas existentes e 3% ampliações de hidrelétricas, conforme dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

A demanda de potência a ser contratada nos leilões é uma informação confidencial do governo, e só revelada após a realização dos certames.

LEIA MAIS EM: Folha de São.Paulo

Artigos Relacionados

Comentários Sobre Conjuntura Internacional, por Marcelo Zero

Essequibo i. Dizer que a questão de Essequibo é uma agenda de Maduro ou do chavismo seria a mesma coisa que afirmar que a questão...

Manifesto Paraíso Brasil

Paraíso Brasil é movimento coletivo, vivencial e de conhecimento. Se refere à experiência de cada pessoa no Brasil, e à coletividade desta experiência. A...

O Paradoxo do Governo Lula: Indicadores Econômicos e Sociais Relevantes, mas Não Consegue Comunicar Isso ao Povo

O prefeito do Recife, João Campos, reconhecido pela excelência no trabalho de comunicação do seu governo, em entrevista ao programa Roda Viva (ver vídeo),...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas