Em sessão solene de homenagem aos 60 anos do Banco Central, na terça-feira (1º), com a presença do presidente da instituição, Gabriel Galípolo, um deputado foi direto ao ponto: “Parem de mentir para o povo brasileiro que a culpa é do déficit público!
Não é.
O déficit público do ano passado foi mínimo.
Os Estados Unidos foi dez vezes maior.
E vocês também são responsáveis por essa situação caótica do povo brasileiro, empobrecido pelas elevadas taxas de juros que vocês praticam, sem ficar vermelho como estão agora.”
A crítica, que poderia ter sido feita por um parlamentar da esquerda, é do deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR).
O deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) também enfatizou que o governo reduziu as despesas em relação ao Produto Interno Bruto entre 2023 e 2024.
Mas afirmou que uma decisão de aumento de juros acaba com todo o esforço em pouco tempo porque o custo da dívida pública se eleva muito mais.
A sessão de críticas prosseguiu: o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) citou a situação do seu estado, bastante afetado pelas mudanças climáticas.
“Na semana passada, houve a maior feira de agricultura familiar do Brasil em Rio Pardo.
Não deu um negócio, porque ninguém se atreve a comprar uma máquina, por menor ou maior que seja, pagando 15% de juros”.
São 3 exemplos entre vários deputados, de todos os espectros políticos.
Infelizmente, deve trazer pouco resultado. Uma mudança na gastança com juros depende mais do que ocorrer no exterior do que de políticas autônomas do governo.
O BC foi criado por decreto em dezembro de 1964 e iniciou as atividades em março de 1965.
125 anos da UFRGS
Em comemoração aos 125 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será realizado um jantar solene no próximo dia 25, no salão principal do Leopoldina Juvenil.
Além das festividades acadêmicas e esportivas programadas para agosto de 2025, mês de fundação dos cursos jurídicos, a Comissão dos 125 anos propôs homenagear figuras de grande importância para a história e o desenvolvimento da Faculdade, entre eles os ex-ministros do STF Ellen Gracie, Rosa Maria Weber e Nelson Jobim e o empresário e ex-aluno Jorge Gerdau Johannpeter.
Rápidas
A Quantum Finance realizará neste sábado (5) a 4ª edição de seu hackathon, em parceria com a PUC-Rio.
Prêmios de até R$ 2,5 mil para estimular o desenvolvimento e aplicação de IA no setor financeiro *** A Engemon IT conquistou a Support Center Certification (SCC), certificação internacional promovida pelo Help Desk Institute (HDI) Brasil, que atesta a excelência dos processos e a qualidade do atendimento em suporte e serviços de TI *** Nesta segunda-feira, será realizado o último debate na mostra “Mestras do Macabro”, no CCBB-RJ, com a crítica de cinema Raphaela Ximenes e a curadora Beatriz Saldanha, após a sessão do filme O Doce Vampiro, que começa às 16h30.
A mostra vai até 14 de abril *** O Shopping Metropolitano Barra promove neste sábado mais uma edição da Feira de Adoção Pet, em parceria com a ONG Adoção Carioca, das 14h às 18h *** O TCU recomendou a realização de concurso público na Susep, tendo em vista que 60% dos cargos estão vagos.
O último concurso foi realizado há 13 anos.
Original em: https://monitormercantil.com.br/parem-de-mentir-para-o-povo-brasileiro-sobre-os-juros/