O gesto de solidariedade foi realizado em cumprimento aos acordos estabelecidos durante a visita do secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, ao país caribenho em setembro do ano passado, informou o site Cubadebate.
Durante a cerimônia de entrega, realizada na Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, foi anunciada a doação de mais 1.500 toneladas de arroz em nome do vice-primeiro-ministro vietnamita, Ho Duc Phoc.
No evento, o vice-ministro das Finanças do Vietnã, Le Tan Can, expressou a disposição do país de continuar expandindo e fortalecendo as relações econômicas, comerciais e de investimento com Cuba.
“O Vietnã sempre estará ao lado de Cuba, como tem demonstrado ao longo da história. Esta doação é um gesto de gratidão e solidariedade ao povo cubano”, enfatizou.
Por sua vez, a vice-ministra do Comércio Interno, Aracelys Cardoso, enfatizou a importância da doação e destacou que ela simboliza a irmandade inquebrável entre Vietnã e Cuba, baseada em décadas de apoio mútuo e cooperação.
“Mais uma vez, o Vietnã nos ajuda em tempos difíceis”, reiterou Cardoso, acrescentando que “esta doação de arroz demonstra a natureza especial dos laços entre Cuba e Vietnã, já que este grão é uma parte essencial da dieta do povo cubano”.
Como parte da cerimônia, Ana Teresa Igarza, Diretora Geral do Escritório da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel, informou a delegação vietnamita sobre os negócios e projetos estabelecidos no enclave empresarial, bem como os benefícios de investir na área.
Igarza destacou a participação do Vietnã como principal investidor asiático em Cuba, com sete negócios em setores como indústria leve, produção de fertilizantes e alimentos e energia renovável.