Original em: https://iarochinski.blogspot.com/2025/05/eleicoes-presidenciais-polacas-no-brasil.html
No último dia 18 de maio ocorreram as eleições para a Presidência da República da Polônia, na qual se apresentaram 13 candidatos.
O resultado deu vitória no primeiro turno para o candidato do PO-Partido da Cidadania e atual prefeito da capital Varsóvia, Rafał Kazimierz Trzaskowski, e do mesmo partido do atual primeiro-ministro Donald Tusk.
De centro e pró União Europeia e forte aliado da Ucrânia ele vai para um segundo turno difícil, conquistou 6.147.797 votos ou 31,36%.
Em segundo lugar, quase empatado ficou o candidato do PiS- Partido da Justiça e Direito Karol Tadeusz Nawrocki, do mesmo partido do atual presidente da República, Andrzej Duda.
De extrema-direita e xenófobo e extremamente crítico da ajuda que o governo do primeiro-ministro está dando aos mais de 3 milhões de refugiados ucranianos, obteve 5.790.804 votos ou 29,54%.
DEMAIS CANDIDATOS
NO BRASIL
No Brasil, as três sessões eleitorais, Brasília, São Paulo e Curitiba também registraram a vitória de Rafał Trzaskowski, que obteve 61 votos (40,67%) contra 43 votos (28,67%) de Karol Nawrocki. Votaram 150 eleitores.
Na sessão eleitoral de Brasília, onde está sediada a Embaixada e um departamento consular, o candidato de extrema-direita Karol Nawrocki fez 16 votos contra Rafał Trzaskowski que fez 13 votos. Votaram 39 eleitores.
Na sessão eleitoral de São Paulo, coordenada pelo Consulado Geral de Curitiba, onde existe apenas um cônsul honorário, o vencedor foi o candidato de centro Rafał Trzaskowski que obteve vitória expressiva com 29 votos contra o candidato de extrema-direita Karol Nawrocki que obteve apenas 7 votos.
Votaram 58 eleitores.
E na sessão eleitoral do mais antigo Consulado Geral da Polônia no Brasil, o de Curitiba, houve empate técnico.
O extrema-direita Nawrocki obteve 20 votos contra o centrista Trzaskowski que fez 19 votos. Votaram 53 eleitores.
Não fossem os votos de São Paulo, o candidato do primeiro-ministro, Rafał Trzaskowski teria perdido as eleições no Brasil.
SEGUNDO TURNO
Vão para o segundo turno os dois candidatos Trzaskowski e Nawrocki. Marcado para o dia 1º. de junho de 2025. As sessões estarão abertas das 7h00 às 21h00.
Nas sessões eleitorais, no Brasil, a eleição é no dia 31 de maio das 7h00 às 21h00.
Apesar do candidato centrista ter vencido o primeiro turno, a extrema-direita juntando todos seus candidatos fez 10.031.809 votos, que somados com a direita e a centro-direita chegam a 11.161.408 votos, ou seja 56,94%.
O prefeito de Varsóvia, Trzaskowski para vencer o segundo turno vai ter que conquistar a direita e a centro-direita, pois só com o apoio da esquerda e da centro-esquerda ele teria 8.198.897 votos, ou seja, 41,82%.
ATENÇÃO
Os eleitores incluídos (no primeiro turno das eleições) nas listas de eleitores preparadas pelos cônsules não precisam se inscrever novamente para segundo turno da eleição para serem o direito de votar e serem incluídos nas listas de eleitores.
Esta obrigação aplica-se apenas aos eleitores que não foram incluídos no primeiro turno da lista de eleitores com desejo de votar.
Texto: Ulisses iarochinski