Acabou de sair no Asia Times. TEXTO COMPLETO. Sem acesso pago.
Este ensaio foi para o Valdai Club em Moscou. Mas eles me disseram que levaria semanas para serem publicados – eles seguem um modelo de think tank, não jornalismo diário. Portanto, aqui está a versão para o Asia Times; Vou atualizar o Valdai quando me enviarem as provas da redação para correção.
Acerte!
******
LULA EM UM SELVA DE ESPELHOS já está sendo lida na Califórnia, Flórida e, mais importante, em Nova York. De um de meus Goodfellas em NY, falando bem com a maioria dos Mestres do Universo. Ele me perguntou se o Bolsonaro está sendo abandonado. Respondi que queria aprofundar o que o Estado Profundo realmente deseja de uma possível presidência de Lula. Sua resposta curta: “Isso dará um artigo interessante. O Deep State descartou Trump sobre os danos à estrutura da aliança que eles estão tentando reparar o mais rápido possível.”
******
ASFIXIA
“Uma atmosfera pesada, opaca e sufocante se estende por essas terras, os homens estão deprimidos e infelizes e ainda estão dispostos a sofrer qualquer coisa sem protestar ou alarmar.
Esta é a situação característica dos períodos de tirania.
” Simone Weil, 1940, citado por Agamben
******
Preâmbulo para o 2 + 2 no Alasca a partir de amanhã.
Muito importante. Wang Jisi é um importante estudioso chinês – uma verdadeira voz da razão. Sempre eminentemente citável.
Parágrafo-chave:
“Em minhas próprias experiências, acho uma diferença entre os dois países mais esclarecedora. Nós, na China, gostamos da ideia de“ buscar um terreno comum, mas ao mesmo tempo reservando nossas diferenças ”. Afirmamos que os interesses comuns entre nossos dois países excedem em muito nossas diferenças. Definimos um terreno comum por um conjunto de princípios como respeito mútuo e cooperação. Os americanos, por outro lado, tendem a se concentrar em questões difíceis como as tensões sobre Taiwan e o Mar da China Meridional . Parece que os chineses querem estabelecer princípios antes de tentar resolver problemas específicos, mas os americanos estão ansiosos para lidar com os problemas antes de estarem prontos para melhorar o relacionamento. “
******
EXCLUSIVO
A Mecânica do Colapso do Império
Da mesa de um dos meus caras de NY, falando com os mestres do universo:
“O déficit americano deve ultrapassar os 30 trilhões de dólares no final do ano. Eles acham que descobriram a panacéia da criação de dívidas ilimitadas como a Fonte da Juventude de Ponce de Leão. A receita tributária foi de 3,71 trilhões em 2020. O enorme déficits que estão sendo monetizados pelo Federal Reserve Credit criarão inflação no final. Volcker no passado forçou as taxas de juros a 20% para conter a inflação, mas não temos esse espaço de manobra desta vez. Juros de 20% sobre 30 trilhões são seis trilhões dólares. Esses vencimentos e taxas de juros são diferentes com base em diferentes taxas e vencimentos, mas o ponto é claro que o enorme déficit de um aperto monetário seria quase impossível de pagar, pois as taxas de juros afogariam a receita tributária. Se o aperto do Fed tiver que parar porque o déficit orçamentário não pode ser monetizado pela poupança dos EUA, então a inflação sobe sem interrupção, pois os juros da dívida anterior terão que ser mais monetizada pela criação de novo crédito. Isso cria mais inflação. Os EUA estão entrando em uma armadilha criada por eles mesmos. “