Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

O BC finalmente baixou os juros

Mais Lidos

Petronio Filho
Petronio Filho
Pai de duas, casado, botafoguense e antifascista. Mestrado em Economia pela University of Minnesota. Doutorado em Economia pela Unicamp. Trabalhou no IPEA e na Consultoria do Senado Federal.

Ontem foi realizada uma reunião do COPOM que sinalizou mudança dramática na política de juros. Não só a Selic foi baixada em 0,5%, como o colegiado informou que haveria reduções no mesmo montante nas próximas reuniões. As reuniões ocorrem com intervalo de 45 dias.

A referida reunião foi a primeira que contou com a participação dos dois primeiros diretores do BC nomeados por Lula, Galípolo e Aquino. Os dois votaram pela redução da Selic em 0,5%, proposta que foi aprovada por votação apertada, 5 a 4.

Em dezembro, Lula irá nomer mais dois diretores do BC, que precisarão ser aprovados pelo Senado no início de 2024, após o recesso parlamentar. Três outros bolsonaristas do Copom, inclusive o presidente do BC, terão o mandato encerrado no fim de 2024.

Como eu havia escrito antes, Lula iria derrotar o BC bolsonarista, defensor da agiotagem contra o governo federal, comendo pelas beiradas, sem causar alarde.

A economia brasileira já melhorou dramaticamente durante sete meses de Lula. Irá melhorar muito mais na medida em que o Banco Central for estatizado. Jair Bolsonaro o havia aparelhado com fanáticos ultraliberais recrutados do mercado financeiro.

A Selic, taxa de juros básica da economia brasileira, baixou de 13,75% para 13,25%. Ainda é de longe a taxa básica real mais alta do mundo. Mas a sabotagem do BC ao crescimento econômico está sendo desmontada aos poucos.

Previous article
Next article

Artigos Relacionados

Lula e Haddad sob pressão do neoliberalismo em transe contra governabilidade democrática

Semana decisiva para governabilidade democrática lulista, que continua sob perigo, ameaçada, mais uma vez, por golpe parlamentar, neoliberal, econômico, um ano depois da tentativa...

Notas do Pepe Escobar dia 17 de março de 2021: Lula em uma Selva de Espelhos

Acabou de sair no Asia Times. TEXTO COMPLETO. Sem acesso pago. Este ensaio foi para o Valdai Club em Moscou. Mas eles me disseram...

Notas do Pepe Escobar dia 9 de março de 2021: Mini-atualização do caso Lula

Muita gente está me perguntando sobre a última bomba de suspense / fragmentação: Lula na febril, cortante e aparentemente interminável novela política brasileira. Isso...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas