Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

A última e arriscada empreitada do lavajatismo: ‘bolsonarizar” Aras e Lula

Mais Lidos

Por Luiz Carlos da Rocha

Poucas pessoas conhecem tão bem Lula quanto o advogado curitibano Luiz Carlos da Rocha, o famoso Rochinha. Ele o seu primo, Manoel Caetano Ferreira Filho, o Maneco, festejado processualista civil, professor da Faculdade Direito da Universidade Federal do Paraná, revezavam-se no atendimento diário a Lula no cárcere da Polícia Federal em Curitiba.

Manoel Caetano foi nomeado por Lula para o Comitê de Ética Pública da Presidência. Rochinha continua na lida no chão quente da advocacia.

Rochinha é uma personalidade da política. Formado no Partidão do seu pai, o gigante Espedito Rocha, transita como poucos pelo espectro amplo partidário e ideológico, sem que suas posições, da velha e boa esquerda nacionalista, deixem de ser expostas com firmeza e fidalguia onde quer se encontre.

Rochinha é um dos conselheiros do presidente Lula que defende abertamente a recondução do Procurador-Geral da República Augusto Aras.

Neste artigo para o Conjur, “A última e arriscada do lavajatismo: ‘bolsonarizar” Aras e Lula”, ele traça de modo definitivo o quadro de fatos e argumentos que estão na mesa do Presidente da República.

Se Lula errar, não será por falta de aviso. Mas Lula sabe a responsabilidade que recai sobre os seus ombros e o custo para a República de não ter na cadeira do PGR um estadista.

Não é de esquerda ou de direita que se trata. É de estabilidade institucional e coragem política para cumprir o mandato que o Constituinte cometeu ao Ministério Público, cujo chefe maior é o PGR: defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses individuais e sociais indisponíveis (art. 127 da Constituição da República).

Vale ler e pensar sobre cada palavra da análise lúcida do advogado Luiz Carlos da Rocha.

Leia o artigo como se você fosse o presidente Lula. Ele, claro, lerá o artigo do conselheiro que de modo leal atendeu-o na masmorra lavajatista. A masmorra do lavajatismo que hoje quer impor veto à recondução do procurador-geral. Afinal, nada assusta mais a Lava Jato que um Aras fortalecido pela recondução para levar até o fim o saneamento do Ministério Público.

Confira texto original na íntegra.

 

Artigos Relacionados

Lula e Haddad sob pressão do neoliberalismo em transe contra governabilidade democrática

Semana decisiva para governabilidade democrática lulista, que continua sob perigo, ameaçada, mais uma vez, por golpe parlamentar, neoliberal, econômico, um ano depois da tentativa...

Notas do Pepe Escobar dia 17 de março de 2021: Lula em uma Selva de Espelhos

Acabou de sair no Asia Times. TEXTO COMPLETO. Sem acesso pago. Este ensaio foi para o Valdai Club em Moscou. Mas eles me disseram...

Notas do Pepe Escobar dia 9 de março de 2021: Mini-atualização do caso Lula

Muita gente está me perguntando sobre a última bomba de suspense / fragmentação: Lula na febril, cortante e aparentemente interminável novela política brasileira. Isso...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas