Cadastre-se Grátis

Receba nossos conteúdos e eventos por e-mail.

A última e arriscada empreitada do lavajatismo: ‘bolsonarizar” Aras e Lula

Mais Lidos

Por Luiz Carlos da Rocha

Poucas pessoas conhecem tão bem Lula quanto o advogado curitibano Luiz Carlos da Rocha, o famoso Rochinha. Ele o seu primo, Manoel Caetano Ferreira Filho, o Maneco, festejado processualista civil, professor da Faculdade Direito da Universidade Federal do Paraná, revezavam-se no atendimento diário a Lula no cárcere da Polícia Federal em Curitiba.

Manoel Caetano foi nomeado por Lula para o Comitê de Ética Pública da Presidência. Rochinha continua na lida no chão quente da advocacia.

Rochinha é uma personalidade da política. Formado no Partidão do seu pai, o gigante Espedito Rocha, transita como poucos pelo espectro amplo partidário e ideológico, sem que suas posições, da velha e boa esquerda nacionalista, deixem de ser expostas com firmeza e fidalguia onde quer se encontre.

Rochinha é um dos conselheiros do presidente Lula que defende abertamente a recondução do Procurador-Geral da República Augusto Aras.

Neste artigo para o Conjur, “A última e arriscada do lavajatismo: ‘bolsonarizar” Aras e Lula”, ele traça de modo definitivo o quadro de fatos e argumentos que estão na mesa do Presidente da República.

Se Lula errar, não será por falta de aviso. Mas Lula sabe a responsabilidade que recai sobre os seus ombros e o custo para a República de não ter na cadeira do PGR um estadista.

Não é de esquerda ou de direita que se trata. É de estabilidade institucional e coragem política para cumprir o mandato que o Constituinte cometeu ao Ministério Público, cujo chefe maior é o PGR: defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses individuais e sociais indisponíveis (art. 127 da Constituição da República).

Vale ler e pensar sobre cada palavra da análise lúcida do advogado Luiz Carlos da Rocha.

Leia o artigo como se você fosse o presidente Lula. Ele, claro, lerá o artigo do conselheiro que de modo leal atendeu-o na masmorra lavajatista. A masmorra do lavajatismo que hoje quer impor veto à recondução do procurador-geral. Afinal, nada assusta mais a Lava Jato que um Aras fortalecido pela recondução para levar até o fim o saneamento do Ministério Público.

Confira texto original na íntegra.

 

Artigos Relacionados

Notas do Pepe Escobar dia 17 de março de 2021: Lula em uma Selva de Espelhos

Acabou de sair no Asia Times. TEXTO COMPLETO. Sem acesso pago. Este ensaio foi para o Valdai Club em Moscou. Mas eles me disseram...

Notas do Pepe Escobar dia 9 de março de 2021: Mini-atualização do caso Lula

Muita gente está me perguntando sobre a última bomba de suspense / fragmentação: Lula na febril, cortante e aparentemente interminável novela política brasileira. Isso...

Notas do Pepe Escobar dia 10 de março de 2021: “Lula em destaque: uma mini-atualização”

Foram três horas proustianas - com uma longa introdução; uma longa lista de agradecimentos (significativamente, os dois primeiros nomes foram o Presidente Argentina Alberto...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Em Alta!

Colunistas